Na segunda-feira (19), moradores em situação de vulnerabilidade do Montanhão, região periférica de São Bernardo do Campo, fizeram fila em um ponto do bairro. O motivo: receber comida de qualidade e digna.
No bairro Montanhão, diariamente serão servidas cerca de 200 refeições com arroz, feijão, carne, salada e frutas, produzidas pela Cozinha Solidária do MTST, que é o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Inaugurada no último sábado, a unidade de São Bernardo faz parte do projeto do MTST que até o fim do ano pretende concretizar 26 cozinhas em distintas periferias urbanas do Brasil. Até o momento, 13 delas estão em funcionamento.
Guilherme Boulos, da Coordenação Nacional do MTST, lembra que as cozinhas estão funcionando "sem nenhum dinheiro público" e que as unidades "vão alimentar quem tem fome nas comunidades mais necessitadas do país".
Presente na inauguração da Cozinha Solidária, Moisés Selerges, Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, destacou a importância da solidariedade diante da realidade da fome, lamentando o recente episódio em que pessoas fizeram fila na porta de uma açougue para receber ossos, e considerando-o "inaceitável".
Já Dalécio Anderson, Coordenador Regional do MTST no ABC, afirmou que a Cozinha Solidária de São Bernardo "é uma esperança de comida digna".
A Cozinha Solidária em São Bernardo vai funcionar de segunda a sábado, de 12h00 a 13h00. Para doar ao projeto Cozinhas Solidárias do MTST, acesse o link de financiamento coletivo: apoia.se/cozinhasolidaria.
*Com informações de Cosmo Silva.
Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos