Diante da crise que se aprofunda, Forças Armadas se apresentam para nova possibilidade de golpe
Nesta edição do Programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, desta sexta-feira (23), o jornalista Rodrigo Vianna faz uma retrospectiva dos golpes contra a democracia desde 2013 e apresenta uma análise atual dos militares que se apresentam, "sem pudor, para intermediar um novo golpe", como definiu ele.
Enquanto o Ministro da Defesa, Braga Neto, negava ter feito chegar recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, (PP-AL), de que se não houver voto impresso, a Eleição de 2022 não ocorrerá, Jair Bolsonaro (sem partido), entregava a Casa Civil para Ciro Nogueira (PP-PI), no lugar do general Luiz Eduardo Ramos.
Para Rodrigo, o centrão, que agora quer fusão de 3 partidos (PP, PSL e DEM), e os militares, são duas faces de um mesmo governo, que mais se parece com a velha Arena da época da ditadura militar.
:: Prisão, investigação e demissão: políticos pedem rigor contra ameaça golpista de Braga Netto ::
Por omissão na defesa da democracia, o programa leva para o quadro Panela de Pressão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP´-AL); o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Cafezinho da semana faz um brinde aos "irmãos" do Peru e do Chile que, respectivamente, elegeram Pedro Castillo, e colocam Gabriel Boric como candidato da esquerda à presidência chilena.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Isa Chedid