Acontece, nesta segunda-feira (26), o lançamento do Brasil de Fato Distrito Federal (BdF-DF), a nona página regional da rede Brasil de Fato. A partir das 19h, será feita uma transmissão ao vivo na página do Facebook do portal.
O evento terá presença de Joana Tavares, fundadora e membro do conselho editorial Brasil de Fato Minas Gerais, e Alexandre Conceição, da Secretaria Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A transmissão - que também marca o Dia Nacional da Rebeldia Cubana - irá funcionar como um ato político de lançamento e deve receber parlamentares e representantes dos movimentos populares da região.
Jornalismo da classe trabalhadora
De acordo com a jornalista Flávia Quirino, uma das editoras do BdF-DF, existe uma ilusão de que os temas e os assuntos na região sempre são voltados para a política. Porém, o Brasil de Fato regional vai mostrar que existem outras narrativas acontecendo no local.
:: Mulheres que existem e resistem contam suas trajetórias na luta antirracista nas Américas ::
“A gente quer que esse veículo mostre as pessoas daqui, as lutas do Distrito Federal e também do entorno. A nossa expectativa é consolidar o Brasil de Fato no Distrito Federal como um símbolo de luta por uma comunicação democrática”, diz.
Segundo ela, um dos principais projetos será falar exatamente das vivências da população local e mostrar os problemas enfrentados pelo povo em uma região marcada por elevados índices de desigualdade socioeconômica
“De estreia para o site, a gente está trazendo algumas matérias em razão do 25 de julho. A gente está trazendo algumas matérias sobre mulheres negras. Esse é nosso primeiro projeto: falar de mulheres negras aqui no Distrito Federal”, revela.
Rede Brasil de Fato
Além da estreante página do Distrito Federal, o Brasil de Fato está representado na Bahia, no Ceará, em Minas Gerais, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Edição: Rodrigo Chagas