Os principais fatos da semana na política nacional e internacional analisados da perspectiva dos setores populares, em um bate papo descontraído. Essa é a proposta Três por Quatro - Retrato do Brasil, novo podcast do Brasil de Fato que reúne o ex-ministro José Dirceu, a jurista Carol Proner e a economista Juliane Furno.
De acordo com pesquisa Ibope de 2018, cerca de 40% dos usuários de internet já escutaram podcast pelo menos uma vez. Esse tipo de programa permite inovações no formato e também no conteúdo. Para os ouvintes, ainda há o benefício de acompanhar os episódios no momento em que preferir. O Três por Quatro vai ao ar sempre às sextas-feiras, mas você pode acompanhar quando quiser.
“A gente tem no último período uma emergência muito grande de podcasts que vêm se consolidando como um novo instrumento de comunicação", ressalta o jornalista Igor Felippe, que fará a mediação dos episódios.
Na nova produção do Brasil de Fato, o ouvinte vai acompanhar reflexões sobre temas do universo político que receberam destaque durante a semana, em diálogos leves e bem-humorados. “Talvez a imagem seja muito menos uma plenária de movimentos sociais e muito mais uma mesa de bar onde a gente dialoga obviamente com embasamento, com rigor, com preparo”, revela a economista.
Ouça também: "Escrever é um ato de resistência", diz poeta ao Programa Bem Viver
Furno, Proner e Dirceu vão unir conhecimentos para aprofundar temas e oferecer conteúdo que atenda tanto o público já envolvido com as pautas de política e dos movimentos populares como pessoas que estão mais afastadas desses assuntos e buscam informações com embasamento e rigor teórico.
“Que subsidie os militantes os progressistas, os interessados na política brasileira, de informações de qualidade com uma visão crítica, dialética, vinculada a um rigor teórico de quem analisa a conjuntura mas também de quem participa de organizações políticas; com essa pitada de irreverência, descontração para que não seja mais um espaço formal”, completa Furno.
Serviço - podcast Três por Quatro
Quando: estreia dia 30/7, 17h
Produção: Brasil de Fato
Periodicidade: semanalmente, às sextas-feiras
Por onde ouvir: Spotify e demais plataformas de streaming
Edição: Leandro Melito