Quintais, varandas e praças: basta disposição para criar um espaço verde e com respeito à natureza. Essa é a ideia do Projeto Sábado Agroecológico que ocorre uma vez por mês até dezembro em Maricá, no litoral fluminense. A iniciativa é destaque do Bem Viver na TV deste sábado (31).
O programa é uma produção do Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT. Na emissora paulista, que abrange a Grande São Paulo, a produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU de Pernambuco e na TVE Bahia.
As propriedades medicinais da própolis e a melhor forma de consumi-la são o tema do quadro Alimento é Saúde. A repórter Vanessa Nicolav conversou com a nutricionista Juciany Medeiros, que fala sobre os benefícios para a saúde, e com o agrônomo e apicultor Victor Hugo Pedraça, que explica a importância das abelhas para a produção de alimentos.
:: Resistência das mulheres negras é destaque do Bem Viver na TV ::
Por falar em saúde, julho é o mês de conscientização contra a Hepatite. A infectologista Marcela Vieira ensina como se proteger e fala sobre a testagem no Sistema Único de Saúde (SUS).
Outros destaques
O bolo de cenoura já é amplamente conhecido, mas substituindo o legume pela abóbora surge uma novidade saborosa. Quem ensina é a cozinheira Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, no quadro Comida de Verdade.
No Mosaico Cultural, vamos adentrar o universo do cangaço e conhecer o livro “Trono de Cangalha”, de Aroldo Veiga, que atualiza os valores do bando de Lampião para o contexto da guerrilha na ditadura militar.
A Entrevista da semana traz um bate-papo com a socióloga Carolina Lourenço, uma das organizadoras do livro “A radical imaginação política das mulheres negras”. A publicação é uma coletânea com escritos de nomes como Benedita da Silva, Áurea Caroline, Leci Brandão, Lélia Gonzalez, Marielle Franco, entre outras pensadoras.
:: “Políticas antiambientais”: Bem Viver na TV aborda o tema no Dia de Proteção das Florestas ::
Onde assistir
Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Quando:
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Douglas Matos