Professores e pais de alunos do ABC temem pelo retorno das aulas cem por cento presenciais nas redes pública e privada da região. A retomada das atividades presenciais em todo o estado de São Paulo foi autorizada pelo governador João Doria e tiveram início nesta segunda-feira (2).
O temor da variante Delta do coronavírus, considerada muito mais contagiosa, e a falta de segurança e distanciamento estão entre as principais preocupações.
O governo paulista alega que a diminuição de casos de internação e de mortes em decorrência da covid-19 permite a volta das aulas. No entanto, a opinião não é compartilhada pela comunidade escolar.
Professora e presidenta do Sindicato dos Professores da Rede Privada de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul (SINPRO ABC), Edilene Arjoni destaca as preocupações da categoria e ressalta que os riscos de contaminação continuam existindo: "nossa preocupação vai no sentido de como será garantida a segurança dentro das escolas e de toda a comunidade escolar: alunos, famílias, professores e funcionários, assim como o distanciamento, de fato, dentro das escolas, porque o risco de variantes existe".
Dinailton Cerqueira, professor e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Bernardo, afirma que "sem a imunização de todos é prematuro o retorno presencial".
Ele denuncia que a decisão de retorno presencial vai acabar com o ensino remoto e assim "deixar crianças que não voltarem à sala de aula no prejuízo em relação ao aprendizado".
Recentemente, a Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do estado de São Paulo (Apeoesp), divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, apontando que 85,6% dos professores das escolas estaduais de São Paulo têm medo de contrair a covid-19 com a volta às aulas presenciais.
*Com informações de Cosmo Silva.
Confira a reportagem e o jornal completos no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos