Desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), o Brasil vive uma escalada autoritária que por enquanto atingiu o seu ápice com a eleição de Jair Bolsonaro. Para debater esse processo, nos dias 18, 24 e 31 de agosto, às 19h30, ocorrerá o curso online e gratuito “O colapso da democracia no Brasil: 5 anos após o golpe”.
Leia também: Demonstração de fraqueza: esvaziado, desfile militar de Bolsonaro vira piada nas redes sociais
O evento é uma iniciativa da Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e terá como ministrantes Luís Felipe Miguel, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “Democracia e resistência: desafios para uma política emancipatória”, e Maria Caramez Carlotto, professora da Universidade Federal do ABC e membro do grupo de pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo os docentes, o objetivo do curso é caminhar sobre o processo que culminou justamente na saída de Rousseff, em 2016, da Presidência, e na ascensão do bolsonarismo.
Leia também: O que significa ser antifascista e por que o bolsonarismo é o fascismo do século 21
"É preciso entender a ligação entre o golpe de 2016 e a tragédia que estamos vivendo no Brasil hoje. Não existia o governo Bolsonaro se não tivesse ocorrido o processo deliberado de destruição da democracia, da Constituição de 88 e de todas as conquistas do povo brasileiro. Um processo que teve como objetivo impedir que o campo popular continuasse participando do jogo político. Se a gente não entender de forma aprofundada a história desses últimos anos certamente não conseguiremos encontrar as saídas para retomar a democracia, o progresso social e o desenvolvimento do Brasil", afirma Miguel.
Os debates também irão girar em torno dos desafios colocados para o futuro pelo atual governo, como o neoliberalismo de Paulo Guedes.
"A ameaça de fechamento autoritário é real e grave, o que dá força ao canto de sereia dos que querem afastar Bolsonaro, mas manter Guedes, por assim dizer: restaurar uma democracia liberal que, no entanto, seja impotente para resistir aos avanços do ultraliberalismo que retira direitos da classe trabalhadora, empobrece o povo e vende o país. É urgente o desafio de pensar a conjuntura na perspectiva do campo popular, tendo como horizonte a construção de um país menos injusto e menos violento", afirma Miguel.
Saiba mais: As urnas e a democracia: o que revela a demanda bolsonarista pelo voto impresso
As aulas serão transmitidas pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo e pelo Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Este é o terceiro módulo do Curso Emergências, organizado a partir da coletânea de livros Coleção Emergências, publicados também pela editora em parceria com a Fundação. Nos módulos anteriores, foram trabalhados temas relacionados à Amazônia e às guerras híbridas na América Latina. A parceria ainda prevê a realização de mais três módulos nos meses seguintes.
Serviço
Curso: O colapso da democracia no Brasil: 5 anos após o golpe
Datas: 18, 24 e 31 de agosto
Horário: 19h30
Quanto: Gratuito
Onde: Transmissão pelas redes sociais da Expressão Popular e da Fundação Rosa Luxemburgo e pelo Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST)
Edição: Daniel Lamir