A extrema direita brasileira é uma piada. Mas segue a ser perigosa
Nesta edição do programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca que apesar do vexame do desfile das tropas em Brasília e de Jair Bolsonaro não ter conseguido a aprovação do voto impresso na Cãmara, o placar de votação trouxe indícios de que pode não haver base para emplacar um pedido de impeachment, por isso é necessário manter as ruas contra o governo.
"Sinalizador de torcida organizada? Fumacê contra a dengue? Ou lata velha de 1964 usada pra intimidar a democracia? Bolsonaro levou tropas para a Praça dos Três poderes, no mesmo dia em que a Câmara rejeitou a pataquada do voto impresso. A extrema direita brasileira é uma piada. Mas segue a ser perigosa. Ainda mais porque, apesar da derrota, Bolsonaro mostrou que tem base forte no Congresso", afirma o apresentador.
Na análise de Vianna, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aproveitou o embalo da rejeição do voto impresso para colocar em pauta partes da Reforma Eleitoral, que resultou na derrubada da ideia do voto distrital, mas trouxe de volta a possibilidade das coligações, o que pode ser uma oportunidade de sobrevivência para partidos menores.
::Entenda por que a volta das coligações divide opiniões entre deputados do campo progressista::
O jornalista ainda deixa em evidência a prisão do ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (PTB-RJ), na manhã da sexta-feira (13), por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O programa leva para a Panela de Pressão os "moralistas e hipócritas evangélicos", como a deputada Flordelis (PSD-RJ), que teve o mandato cassado, acusada de ser a mandante do assassinato do marido, Anderson do Carmo, morto em junho de 2019, o vereador Dr. Jairinho (PSC-RJ) e Partor Everaldo (PSC-RJ).
::Saiba quem é Jones Moura, o suplente de Flordelis na Câmara dos Deputados::
O Cafezinho da semana vai para dois atores consagrados que nos deixaram nessa semana: Paulo José e Tarcísio Meira. Além de uma homenagem ao Padre Júlio Lancelloti, que sofreu ataques da deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) pelas ações de solidariedade e atendimento a população de rua em São Paulo.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Isa Chedid