Saborosa e com uma cor linda, alimenta não só o corpo, mas também a nossa alma
"Quentinha no frio ou geladinha no calor", é assim que a cozinheira Sayonara Salum sugere o consumo da sopa de beterraba.
Cremosa, rica em sabores e saudável, a receita em destaque no Comida de Verdade desta semana é fácil de fazer, mas o preparo é um pouco para ficar pronta. Por isso, Salum recomenda o preparo, com calma, num dia de folga ou no final de semana, por exemplo.
:: Receita: Panela de legumes recheados com arroz e carne moída à moda do mediterrâneo ::
Ingredientes
6 beterrabas
2 cenouras
2 cebolas
1 talo de aipo (salsão)
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de chá de açúcar
1 litro e meio de caldo de carne
1 xícara de creme de leite fresco ou de caixinha
1 limão
Sal e pimenta à gosto
Modo de preparo
A ideia, de acordo com a cozinheira Sayonara Salum, é começar preparando o caldo de carne. “Enquanto [o caldo] cozinha, você vai preparando as beterrabas. Lave-as, fure cada uma com a ponta de uma faca e embrulhe no papel alumínio”, explica.
Depois é preciso colocar tudo numa forma, no forno pré aquecido a 180 graus. “Deixe por mais ou menos uma hora. Enquanto as beterrabas ficam assando você vai preparando os outros legumes”.
:: Abobrinhas: a dica é se alimentar ao invés de falar ou ouvir ::
Em seguida, descasque as cenouras e rale (com um ralador “grosso”) e deixe-as separadas.
Pique ou rale a cebola e também o talo do salsão. Quando a beterraba estiver assada, retire do forno e deixe esfriar, para depois descascar e também ralar. “ Você sabe que a beterraba está bem assada quando espeta a ponta de uma faca nela e percebe que está macia”, ensina Salum .
Depois de tudo ralado, pegue uma panela e coloque a manteiga, sobre fogo médio, até derreter. Depois é só acrescentar a cebola, a cenoura, o aipo e deixar refogando.
Espere cerca de 10 minutos, coloque a beterraba e o caldo de carne peneirado, junto com o açúcar. Deixe levantar fervura. Na sequência, assim levantar fervura, baixe o fogo e deixe mais uns 20 ou 30 minutos para que o caldo possa incorporar o sabor dos legumes.
:: Saudável e saborosa: aprenda a preparar uma caponata de berinjela ::
Depois é hora de liquidificar. Com cuidado, coloque no liquidificador e acrescente o limão.
“Aí você tempera com sal e pimenta e volta para a panela e prepara o creme que acompanha à parte, pode ser fresco ou de caixinha com o resto do limão. E acrescente sal e pimenta”.
A dica final é servir o creme de leite separadamente. “Você coloca o creme no prato à gosto e vai brincando com essa alquimia que vai surgindo com o rosa da beterraba e o branco do creme”, acrescenta Salum.
Edição: Douglas Matos