Nesta segunda-feira (16), a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu as inscrições para o vestibular 2022 da Universidade de São Paulo (USP), que serão encerradas ao meio-dia de 1º de outubro de 2021. Para participar, é só acessar o site da Fundação e realizar o cadastro.
A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 182, e o pagamento poderá ser efetuado até 5 de outubro. O período para pedir isenção do pagamento já se encerrou.
Opinião | O projeto de Bolsonaro para a Educação é a crise
É necessário levar em conta que para se inscrever é preciso responder a um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. Depois, o candidato deve selecionar que tipo de vaga irá concorrer, entre Ampla Concorrência, Escola Pública e Pessoa Preta, Parda ou Indígena.
Provas
A primeira fase será realizada no dia 12 de dezembro de 2021. Já as provas da segunda fase ocorrem entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2022. A divulgação da primeira chamada será feita no dia 4 de fevereiro de 2022.
Covid-19
Neste ano, o vestibular terá as mesmas condições sanitárias implementadas no vestibular 2021, devido à pandemia de covid-19: distanciamento entre as carteiras, uso de máscara durante todo o período de prova, alimentação fora da sala, disponibilidade de álcool em gel e desinfecção de carteiras.
Leia também: Menos custo, mais exploração: como gigantes do ensino privado tiraram vantagem da pandemia
Calendário
Período de inscrição: 16 de agosto e 1º de outubro;
Prova da primeira fase: 12 de dezembro de 2021;
Provas da segunda fase: 16 e 17 de janeiro de 2022;
Divulgação da primeira lista de aprovados: 04 de fevereiro de 2022.
Saiba quais são os livros obrigatórios da Fuvest 2022:
Nove Noites - Bernardo Carvalho;
Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade;
Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles;
Mensagem - Fernando Pessoa;
Angústia - Graciliano Ramos;
Poemas Escolhidos - Gregório de Matos;
Campo Geral - Guimarães Rosa;
Quincas Borba - Machado de Assis;
Terra Sonâmbula - Mia Couto.
Edição: Daniel Lamir