Removidas da comunidade da Quaresma Delgado, no Jardim São Rafael, Zona Leste da capital paulista, em 2014, cerca de 600 famílias que ainda aguardam a entrega das moradias prometidas, finalmente, vão receber as chaves.
Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo desmarcou uma reunião com os moradores, informando que vai realizar um evento de entrega simbólica das chaves para as famílias na próxima terça-feira (24).
O anúncio da entrega das chaves foi fruto da luta da comunidade, que ocupou a sede da Caixa, no centro de São Paulo, com dezenas de famílias, reivindicando a entrega imediata das moradias.
A coordenadora da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, Maria de Fátima dos Santos, ressaltou que as famílias vão seguir mobilizadas e também cobrou a apresentação do cronograma de mudanças dos moradores.
O cronograma é fundamental para que as famílias se organizem, já que muitas delas precisam encerrar contratos de aluguel. Outras estão morando de favor, pois já tinham deixado o aluguel quando assinaram os contratos, em julho.
Ao mesmo tempo, é preciso que a mudança seja em breve, pois muitas famílias, mesmo sem morar no local, já estavam tendo de arcar com as parcelas do financiamento, que varia de 80 a 270 Reais, de acordo com a renda familiar.
Em nota, a Secretaria Municipal da Habitação informou que a entrega do condomínio está prevista para este mês, mas que depende de liberação do Ministério do Desenvolvimento Regional para autorizar a mudança das famílias. O Ministério do Desenvolvimento Regional não se manifestou.
Na coluna Plenos Poderes com Rodrigo Vianna, o jornalista analisa a política na semana, com a quebra de sigilos de o advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef e do deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, por parte da CPI da Covid, entre vários outros assuntos.
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, traz a repercussão sobre a eleição do deputado estadual Fernando Cury, do Cidadania, como membro do Condeca, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de São Paulo, para um mandato de dois anos.
No ano passado, o parlamentar foi acusado de importunação sexual ao passar a mão no seio da deputada Isa Penna (Psol), no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. Em abril, a Alesp decidiu suspender o mandato de Cury por seis meses.
Confira todas as reportagens e os destaques desta sexta-feira (20), no áudio acima.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos