Congresso enterrou mais um factoide de Bolsonaro: impeachment de Alexandre de Moraes negado
Na edição do programa Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca a derrubada da tentativa de Jair Bolsonaro (sem partido), no pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
"Bolsonaro parece ter desistido de pedir afastamento de outro ministro, [Luís Roberto] Barroso. Está cada vez mais claro que age como animador da claque de extrema direita", analisa Vianna.
Ao mesmo tempo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com o giro pelo Nordeste em busca de uma frente ampla para enfrentar o bolsonarismo, impedir ainda mais retrocessos e reconstruir o Estado Democrático de Direito.
Na Receita de mais "uma semana quente no Brasil", como definiu o jornalista, também estão os mais de 6 mil indígenas que ocuparam a Praça dos Três Poderes em oposição ao marco temporal, e a disputa pelo espaço nas ruas para manifestações entre movimentos populares e apoiadores de Bolsonaro no 7 de setembro. Com ameaças de violência colocadas por parte de militares, oposição e governadores se movimentam para garantir segurança. Em São Paulo há impasse.
Análise também da situação no Afeganistão, que sofreu um ataque do Estado Islâmico, no aeroporto de Cabul.
::Atos antidemocráticos do dia 7: oposição pede convocação de ministro da Justiça pela Câmara::
Quem é levado mais uma vez para o quadro Panela de Pressão é o ministro da Economia Paulo Guedes, que em meio à pandemia, crises sanitária e econômica, não considera grave problema em aumentar o valor da cobrança na conta de energia elétrica.
Na Sobremesa, Vianna indica a série inglesa Last Kingdom, da Netiflix, como entretenimento capaz de fazer entender como o Ocidente foi construido sobre a violência e a destruição.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Isa Chedid