A CPI da Covid deve ouvir nesta terça-feira (31) depoimento da diretora executiva da VTCLog, Andréia Lima. A empresa é uma operadora logística do setor de fármacos e contratada do Ministério da Saúde. A CPI suspeita de um dos contratos entre o ministério e a empresa, em que o diretor de logística da pasta, Roberto Ferreira Dias, aceitou pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado por técnicos do próprio ministério.
A decisão da CPI da Covid de ouvir a diretora da VTCLog foi tomada na noite desta segunda-feira (30), durante reunião na casa do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), da qual também participaram o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL).
Inicialmente, a CPI tomaria nesta terça-feira o depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves, que, a serviço da VTCLog, teria feito saques milionários, considerados suspeitos.
Mas o motoboy ganhou na Justiça o direito de não comparecer à CPI para prestar depoimento, marcado para a manhã desta terça-feira. O habeas corpus foi concedido pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Se preferir, o motoboy também poderá ir, acompanhado por um advogado, e permanecer em silêncio.
Ainda de acordo a determinação da Justiça, Ivanildo não poderá ser submetido ao compromisso de dizer a verdade nem “sofrer constrangimentos físicos ou morais decorrentes do exercício dos direitos anteriores”.
Pela internet, o vice-presidente da comissão de inquérito, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) se manifestou logo em seguida e informou que recorrerá da decisão.
“Pelo visto, a VTClog é realmente muito poderosa. Que segredos o motoboy esconde? Respeitamos a decisão do ministro Nunes Marques, mas iremos recorrer!”, publicou Randolfe.
Pelo visto, a VTClog é realmente MUITO poderosa. Que segredos o motoboy esconde? Respeitamos a decisão do ministro Nunes Marques, mas iremos recorrer da decisão!https://t.co/HFfVs3moqq
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) August 30, 2021
Com informações da Agência Senado e do G1.
Artigo original publicado em Rede Brasil Atual.