O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, também chamado como "Passaporte de Imunização", está disponível para quem deseja comprovar que concluiu o ciclo vacinal contra o coronavírus. Para acessá-lo, basta acessar o site ou aplicativo ConecteSUS.
Leia também: Quem deve tomar a 3ª dose da vacina contra a covid?
Até o momento não existe uma regulamentação internacional sobre certificados de vacinação contra covid-19, no entanto, alguns países aceitam o documento brasileiro para comprovar a imunização, entre eles, a Espanha.
Além disso, muitos estabelecimentos comerciais vão começar a exigir o documento. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, anunciou que vai estabelecer a apresentação do documento para entrada em eventos, shoppings e restaurantes.
Coluna | O papel da vacinação no combate à fome e à pobreza: esperar não é a solução!
Disponível em português, inglês e espanhol, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 traz informações pessoais, doses aplicadas e códigos de autenticação. O documento pode ser impresso ou salvo em formato digital.
Ciclo de imunização completo
Após ser imunizado com a segunda dose ou a dose única de um imunizante contra a covid-19, o estado ou o município onde as aplicações foram feitas informam à Rede Nacional de Dados em Saúde.
Leia também: "Para uma campanha de vacinação funcionar precisa ter vacina", diz ex-coordenadora do PNI à CPI
Essas informações são atualizadas na Carteira de Vacinação Digital, em que é liberado um campo para emissão do comprovante.
O ConecteSUS para celular está disponível na galeria do Gov.br e nas principais lojas de aplicativos. Na internet, o endereço do site é conectesus.saude.gov.br. Para acessar, é preciso ter login cadastrado na plataforma gov.br com o próprio CPF.
Edição: Daniel Lamir