Nesta terça-feira (7), feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, além da tensão com relação aos atos contra a democracia brasileira, o cidadão deve ficar atento ao funcionamento de diversos serviços. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as agências bancárias não funcionarão presencialmente, apenas online.
Dessa forma, serviços de autoatendimento estão mantidos, assim como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.
Boletos de contas como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (8), que é o próximo dia útil. Segundo a Febraban, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Além disso, os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos por meio de débito direto autorizado (DDA).
As agências dos Correios estarão fechadas e abrem somente na quarta-feira (8).
Os postos do Poupatempo estarão fechados em todo Estado de São Paulo nesta terça-feira (7). Na quarta-feira (8), as unidades voltam a funcionar normalmente.
Nas cidades de Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba, Salto e Santos, o atendimento será retomado somente na quinta-feira (9), devido a feriados municipais. Os canais digitais continuam funcionando durante o feriado prolongado.
A SPTrans informa que a circulação dos ônibus na terça-feira (7), será equivalente à frota dos sábados. No feriado, os postos de atendimento aos usuários dos bilhetes Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão normalmente, das 6h às 22h. Já os postos Metrô Jabaquara, Santana e loja Augusta estarão fechados.
Os parques municipais estarão abertos no feriado. Já as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) estarão fechadas. As atividades serão retomadas a partir de quarta-feira (8).
Rodízio
A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos para automóveis e caminhões nesta terça-feira (7). As demais restrições existentes na cidade não estarão liberadas. A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) seguem mantidas. Também não estarão liberadas as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus. Na quarta-feira (8), o rodízio municipal será retomado normalmente.
No ano de 2020, o governo do estado de São Paulo retirou as restrições à circulação em decorrência da flexibilização do Plano São Paulo, de enfrentamento à crise sanitária. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que a população redobre os cuidados para evitar a contaminação, ou seja: o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.
Vacinação
Não haverá vacinação contra a Covid-19 neste 7 de setembro em pelo menos 16 das 39 cidades da região metropolitana de São Paulo.
Na capital, nesta terça (7), a vacinação está suspensa. Em Mogi das Cruzes, Arujá e Salesópolis, assim como em Itaquaquecetuba também não haverá vacinação.
O ideal é você procurar informações no site da Secretaria Municipal da cidade onde você mora para saber se ocorrerá a vacinação.
Edição: Anelize Moreira