"Se caracterizamos como uma ameaça a democracia, temos que unir todos contra Bolsonaro"
Nesta sexta-feira (10), foi ao ar o sétimo episódio do podcast Três por Quatro - Um Retrato do Brasil, produzido pelo Brasil de Fato.
Dessa vez, o ex-ministro José Dirceu, a jurista Carol Proner e a economista Juliane Furno conversam sobre as consequências dos atos antidemocráticos dessa semana e as reações dos poderes, claramente afrontados nos discursos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O que mudou depois do dia 7 de setembro? O clima era de apreensão no começo da semana com a base bolsonarista nas ruas, infladas com os discursos agressivos de Bolsonaro.
A violência, que era esperada por parte de seus apoiadores, não veio, mas os discursos de Bolsonaro nos atos em Brasília e em São Paulo deixaram a sociedade em alerta e obrigou os representantes da Câmara Arthur Lira (PSL) e do Supremo Tribunal (STF), Luiz Fux, a se pronunciarem no dia seguinte.
Na tarde desta quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou uma declaração à nação em que ameniza o tom de seu discurso e recua da radicalização. No texto, o mandatário diz que “nunca teve a intenção de agredir quaisquer dos poderes.” Mesmo com os recuos, diversos partidos organizam para que o impeachment volte a pauta tantos nas ruas quanto no Congresso.
Além disso, você confere também no episódio o papel da regulação da internet e a moderação das plataformas de redes sociais em meio a disseminação de fake news e conteúdos de ódio.
Ouça o episódio na íntegra:
Edição: Anelize Moreira