Os candidatos que conseguiram isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não compareceram na data da prova terão nova chance de serem dispensados da taxa na edição 2021.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável pela organização do exame, divulgou nesta segunda (13) que esse grupo especificamente poderá se inscrever a partir das 10 horas desta terça-feira (14), até as 23h59 do dia 26 deste mês.
::Estudantes de escolas públicas adiam sonho de cursar ensino superior via Enem; leia relatos::
Os candidatos que pertencem ao segmento poderão ainda solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social até a data-limite de 27 de setembro. As inscrições são feitas via Página do Participante, e o segmento deverá fazer as provas do Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2002.
A data é a mesma do exame destinado a adultos privados de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas que incluam a privação de liberdade, o chamado “Enem PPL”. Segundo o Inep, a instituição irá formalizar o anúncio dessas informações por meio de um edital complementar que será publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (14).
O órgão aponta que o calendário previsto para os isentos que estiveram ausentes em 2020 assegura a esse público o direito de utilizar os resultados da prova para tentar acessar o ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O órgão, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou ainda que os candidatos que já têm inscrição confirmada para o certame deste ano seguem com previsão de realização das provas nos dias 21 e 28 de novembro.
:: Bolsonaro vai ao STF contra obrigação de levar internet a alunos de escola pública ::
Edição: Vinícius Segalla