O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral da Presidência, Hélio Sant'Ana, usou o Twitter para medir o engajamento de uma publicação com os termos "cloroquina" e "ivermectina".
O teste foi feito em sua conta pessoal na rede social na última sexta-feira (20). No perfil, ele se identifica como chefe da TI do Palácio do Planalto, marcando a conta oficial da Presidência em sua descrição.
O uso dos remédios foi uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante as ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Nenhum dos medicamentos tem eficácia comprovada no combate à covid-19.
A publicação de Sant'Ana teve mais de 300 compartilhamentos e 4.300 curtidas. Depois da repercussão, ele fez um comentário na própria postagem: "Pelo menos no Twitter ainda não fomos limitados".
Na mesma semana do post de Sant'Ana, uma reportagem da GloboNews revelou que o plano de saúde Prevent Senior não informou seus pacientes com covid-19 que seriam medicados com hidroxicloroquina e ivermectina. A pesquisa feita pela operadora ocultou mortes por decorrência do uso do remédios.
Nas redes sociais, o diretor de Tecnologia da Informação do Palácio do Planalto tem se notabilizado por fazer comentários fervorosos a favor de Bolsonaro, além de publicações que colocam em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19.
Sant'Ana é militar da ativa, tendo ocupado o posto de 1º tenente do Exército Brasileiro de 2009 a 2013. Segundo seu perfil LinkedIn, foi alocado na área de Tecnologia da Informação e atuou como chefe de Segurança e Monitoramento de Redes e coordenador de TI.
No currículo disponível no site do governo federal, a função descrita no mesmo período é mais modesta. No documento, afirma ter sido sub-chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação do Hospital das Forças Armadas.
No início do governo Bolsonaro, passou a ocupar cargo comissionado na Presidência da República. O militar ocupou diferentes cargos na Casa Civil até que assumiu, em março de 2021, a Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria-Geral da Presidência.
Sant'Ana consta no rol de autoridades que deve ter sua agenda oficial publicizada. A seção com seus compromissos até existe no site da Presidência, mas não foi preenchida desde que ele passou a ocupar o posto de diretor.
Edição: Anelize Moreira