O senador Humberto Costa (PT-PE), um dos integrantes da CPI da Covid e ex-ministro da Saúde, vai conversar com a reportagem do Brasil de Fato sobre os capítulos finais da investigação. A entrevista será transmitida ao vivo, nesta quarta-feira (22), às 17h, no YouTube e no Facebook.
Costa é um dos membros mais ativos da comissão, que investiga as ações e omissões do Executivo federal no combate à covid-19. Com a experiência de ter chefiado o Ministério da Saúde, se notabilizou por manifestações contundentes diante de membros ou apoiadores do governo Bolsonaro.
O tema da entrevista com o senador será a reta final da comissão, que chega aos seus últimos capítulos em meio a novos casos, como o escândalo médico da Prevent Senior e ações questionáveis adotadas pelo atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, como a suspensão da vacinação para adolescentes.
O senador falará ao Brasil de Fato após a sessão desta quarta-feira (22) da CPI, que tornou o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, como investigado. Durante sua fala, Costa chamou o episódio de "fraude" e fez duras críticas ao médico que chefia a operadora de saúde.
A empresa é acusada de ter realizado um estudo com hidroxicloroquina e azitromicina com pacientes de covid-19, mas sem avisá-los. A operadora ainda é acusada de ter omitido nove mortes entre tais pacientes e de ter recebido apoio do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos, Flávio e Eduardo.
A pesquisa, que teria iniciado em 25 de março de 2020, duas semanas após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar a pandemia do coronavírus, foi ocultada dos pacientes e seus familiares.
Edição: Anelize Moreira