Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

literatura

Livro digital destaca poesia de autoras negras do Rio Grande do Sul

E-book "Do fogo que arde em nós" dá destaque para a diversidade da escrita feminina negra

29.set.2021 às 15h32
Porto Alegre
Redação

A poeta e professora Doutora em Letras Eliana Marah é uma das autoras que terá sua obra destacada no e-book "Do fogo que arde em nós" - Reprodução

O projeto "Do fogo que arde em nós" vai divulgar e fomentar a produção literária de autoras negras do Rio Grande do Sul em um livro virtual (e-book) que conta com quatro poetas selecionadas a partir de uma chamada pública. Com previsão de lançamento para o final de setembro, a coletânea busca destacar a forte presença de autoras negras no campo da literatura.

As quatro selecionadas trazem diversidade em suas escritas: do slam poesia, à escrita do rap, à poesia mais tradicional, aos relatos de pesquisa acadêmica com escrevivências. Agnes Mariá é artivista, escritora, educadora, musicista, produtora, compositora e slammer. Claudia Daiane Garcia Molet é sambista, compositora, enredista, professora e pesquisadora. Eliana Marah é poeta, professora Doutora em Letras. Pérola Negra é artista independente e rapper.

::Entrevista: A literatura pode reverter a desvalorização do olhar das mulheres negras no Brasil::

A publicação será disponibilizada através do e-book e portal virtual, apresentando quinze textos de cada autora selecionada. De autoria da jornalista e produtora cultural Ediane Oliveira, o projeto foi aprovado no edital Diversidade das Culturas, na categoria Literatura da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

O site do projeto ainda está em construção e em breve estará disponível. Mais informações no Instagram.

Título remete à poema de Conceição Evaristo

O título do projeto remete e homenageia a obra da escritora Conceição Evaristo. Segundo a organização do projeto, esse referência expressa o espírito coletivo da resistência, do saber e da subjetividade feminina negra, descrita no poema “Do fogo que arde em mim”. Lembra também que Evaristo também é conhecida por cunhar o conceito poético-político "escrevivências", o qual a autora sugere como uma escrita comprometida com a condição de mulher negra em uma sociedade marcada por discriminações de gênero, raça, classe e sexualidade.

De acordo com a idealizadora e organizadora do e-book Ediane Oliveira, a divulgação e a visibilização da escrita de mulheres negras a partir dos seus processos criativos é fundamental de ser valorizado.

“O espaço da literatura para mulheres negras ainda é um campo a ser ocupado cada vez mais por nós. Há, sobretudo, uma enorme diversidade de escrita feminina negra, através de slammers, MCs, poetas e pesquisadoras. Estamos produzindo constantemente uma escrita criativa, poética e potente através das nossas escrevivências”, pontuou.

A ideia também nasceu da pesquisa de mestrado em Antropologia, em que Ediane pesquisou experiências e epistemologias de mulheres negras em Pelotas e pôde conviver com os saberes de três interlocutoras que são referências na cultura e no saber griô, como a Dona Sirley Amaro (mestra griô e contadora de histórias), Ernestina Pereira (ativista política e sindicalista) e Maria Baptista (expoente na divulgação do sopapo).

Além da do e-book, o projeto prevê a criação de um site com divulgação de outras poetas negras do Sul, especialmente as que se inscreveram e não foram selecionadas. O projeto tem coordenação editorial e organização de Ediane Oliveira. O projeto gráfico, capa e identidade visual são de Priscila Lampazzi.

Autoras negras do Sul que quiserem enviar suas poesias e escrevivências podem encaminhar para o e-mail: dofogoquearde@gmail.com.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Violência policial

Mortes em ações policiais em Florianópolis crescem 165% após extinção das câmeras corporais da PMSC

Espiritualidade

2ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro acontece a partir desta segunda-feira (12)

ENTREVISTA

‘Para o status quo do Brasil, o MST é perigoso’, elogia Teresa Cristina, após show em Feira da Reforma Agrária

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.