O presidente da China, Xi Jinping, anunciou durante a Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica (COP15), realizada em Kunming, no sudoeste da China, a criação de um fundo para a proteção da biodiversidade em países em desenvolvimento.
"A China vai dar início à Criação do Fundo de Biodiversidade Kunming com um aporte de capital de 1,5 bilhão de yuans, cerca de US$ 233 milhões [cerca de R$ 1,28 bilhão], para apoiar a causa da proteção da biodiversidade nos países em desenvolvimento, que são os que enfrentam os maiores desafios", disse Xi no evento. "A preservação da natureza é tarefa de todos, mas os países pobres precisam de mais ajuda do que outros porque lidam com os maiores perigos", disse o presidente chinês.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também participou da COP15 e destacou que as nações mais pobres serão as mais afetadas pela perda da biodiversidade e garantiu que os gastos mundiais para proteger e recuperar a natureza devem triplicar.
A Convenção das Nações Unidas sobre diversidade biológica foi ratificada por 195 países e pela União Europeia, embora não pelos Estados Unidos, país que é o maior poluidor do planeta.
Edição: Arturo Hartmann