Trégua bolsonarista com elites gera pressão por um lado e respiro por outro
O Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, traz as análises do jornalista Rodrigo Vianna sobre as contradições do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
Opiniões sobre a indigestão da maioria da sociedade com os fatos da semana, e sobre alguns dos ingredientes que parte das instituições da República tenta colocar em uma receita que resulta em um prato raso e de consistência duvidosa.
Para muitos, por outro lado, o prato segue mesmo vazio, assim como o estômago, o que levou a Via Campesina a fazer ato de escracho em Brasília, na sede da Aprosoja.
::"Soja não enche o prato": Via Campesina ocupa Aprosoja para denunciar a fome no Brasil::
Vianna aponta os sinais contraditórios na chegada de Bolsonaro à terra onde aconteceram as festividades à Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12 de outubro, com vaias e aplausos; a providencial ida do ministro da Economia, Paulo Guedes, para os Estados Unidos, quando deveria prestar esclarecimentos no Congresso sobre offshores em paraísos fiscais; e o acordo entre o bolsonarismo e a elite, que deriva em pressões para que o Senado aprove a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Uma bandeja que os evangélicos reclamam pela demora de chegar à mesa, segundo Rodrigo.
Na chamada terceira via para as eleições de 2022, segundo o jornalista, o cheiro é de queimado. O atual governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), parece perder a corrida dentro do partido para o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Enquanto os tucanos se bicam, em outros voos, o provável candidato à presidência pelo PDT no próximo ano, Ciro Gomes, parte para o ataque à Dilma e Lula, tentando encontrar um raio de sol que o tire de apenas um dígito de intenção de votos.
::Governo estranho, com gente esquisita::
Para o quadro Panela de Pressão, o jornalista leva o governador de São Paulo João Doria (PSDB). Para Vianna, um traidor cada vez mais solitário.
E para fechar a refeição, na Sobremesa, a indicação da série da Netiflix "Colonia Dignidade", que retrata uma comunidade de alemães cristãos comandada por um líder carismático e manipulador que se estabelece no Chile e se torna cúmplice da ditadura no país.
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Isa Chedid e Vinicius Segalla