Em sua terceira edição, o Viradão Cultural Suburbano volta a ocupar as ruas e praças dos subúrbios cariocas entre os dias 26 e 28 de novembro.
Mas antes da largada, o Instituto Cultural 100% Suburbano organiza neste domingo (24) uma tradicional roda de choro, a partir das 11h, no Reduto Pixinguinha, localizado na Praça Ramos Figueira, no bairro de Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Leia mais: Roda de choro resgata Pixinguinha na zona norte do Rio
Intitulada “Batutada”, a roda presta homenagem ao histórico conjunto musical Oito Batutas que, há pouco mais de um século, sob o comando do mestre Pixinguinha, encantou plateias do Brasil e de Paris.
O chorinho deste domingo (24) marca o início do Pré-Viradão Suburbano, que vai retomar as atividades presenciais após quase dois anos à distância. Toda programação do Viradão Cultural Suburbano é gratuita e conta com eventos ao ar livre, shows, exposições, debates, feiras de artesanato e muito mais.
“Estamos desde o carnaval de 2020 sem chorinho no Reduto Pixinguinha. A alegria de voltar ao espaço da gente é enorme, inclusive respeitando as normas de segurança definidas pela Secretaria Municipal de Saúde”, diz Carlos Monteiro, jornalista e integrante da coordenação do Viradão Cultural Suburbano.
Criado por Lei em 2014, o Reduto Cultural do Choro Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha) reconhece a tradição do chorinho para a cultura popular brasileira, além de homenagear o principal ícone deste ritmo, o genial Pixinguinha, que residiu em Olaria.
“É um projeto que temos muito carinho, além de muita importância para a região. Isso porque o subúrbio detém 80% dos moradores e apenas 20% dos equipamentos de cultura. Ocupar a rua com o chorinho, que é uma música carioca, e no subúrbio, é emocionante”, completa Monteiro.
Além da Zona Norte, o Viradão Cultural Suburbano vai se espalhar por bairros da Zona Oeste e da Baixada Fluminense, regiões não conhecidas como suburbanas pelo senso comum. A Região do Grande Méier, porém, será o principal palco do Viradão. Desta vez, o grande homenageado será Lima Barreto, que completaria 140 anos.
Confira a programação do Pré-Viradão Cultural:
24 de outubro
11h – Roda de choro na Praça Ramos Figueira, o Reduto Pixinguinha, em Olaria, Zona Norte do Rio.
30 de outubro
18h – Encontros Suburbanos com shows gratuitos no Espaço Cultural Arena Dicró (Avenida Braz de Pina, S/N, Parque Ary Barroso, Penha).
29 a 31 de outubro
Cerzindo a Cidade, no Planetário da Gávea, com exposições, roda de choro, shows, debates, feira de artesanato e de livros.
19 de novembro
17h – Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, com lançamento na Livraria Folha Seca, e roda de choro no Restaurante Toca do Baiacú.
Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano e no site do Viradão Cultural Suburbano.