Gás, energia, combustível, alimentos. Tudo aumentou no último ano, menos a renda média dos brasileiros. O Brasil de Fato lança esta semana um tabloide especial, com circulação nacional e gratuita, para falar sobre as causas e os impactos desses reajustes na vida dos trabalhadores.
:: Clique aqui para visualizar e baixar o tabloide ::
A capa, com a manchete “Tá tudo caro!”, mostra como a inflação se reflete no prato. Da salada à carne, passando pelo arroz e pela gordura: está cada vez mais difícil manter uma alimentação saudável. Para as famílias desempregadas ou de baixa renda, ingerir as calorias necessárias para o dia tornou-se matematicamente impossível.
Nas páginas 2 e 3, o jornal fala sobre o aumento na taxa de energia elétrica, e ressalta o dilema que aflige milhões de famílias: “Comer ou pagar o boleto?”
As motivações dos reajustes estão explicadas, ponto a ponto, em linguagem acessível, nas páginas 4 e 5.
A página 6 enfatiza a responsabilidade de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o aumento do custo de vida em plena pandemia. O Brasil de Fato preparou um box para desmentir declarações recentes do presidente sobre os reajustes.
O tabloide retoma o conceito de carestia, nas páginas 7 e 8, e cita ações de solidariedade organizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), pelo Levante Popular da Juventude, por sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pelo padre Julio Lancellotti, referência para a população em situação de rua em São Paulo (SP).
Protestos contra o governo Bolsonaro nas ruas e na Bolsa de Valores também aparecem em destaque na contracapa. A próxima jornada de manifestações está prevista para 20 de novembro.
A edição especial foi produzida ao longo do mês de outubro, em uma parceria entre o Brasil de Fato e a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE).
Serão distribuídos gratuitamente 500 mil tabloides nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceara, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.
Edição: Leandro Melito