Após reabrir as portas do casarão cor-de-rosa, no coração da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, o Armazém do Campo vai voltar também a servir almoços produzidos com alimentos agroecológicos a partir deste sábado (6). O cardápio, conhecidos como Culinária da Terra, oferece entrada, prato principal e sobremesa a R$ 35.
A refeição deste sábado (6) inclui salada de ora-pro-nóbis, almeirão, tomate cereja e repolho, baião de dois com opção vegetariana e, de sobremesa, doce de mamão com coco e queijo minas.
Leia também: Agrovila do MST recebe certificação de produção agroecológica em Castro (PR)
“Quase a totalidade dos ingredientes é oriunda dos assentamentos da reforma agrária popular. Através da Culinária da Terra discutimos sobre a alimentação saudável. E também a utilização de alimentos que normalmente não são tão conhecidos, como ora-pro-nóbis”, explica Ruth Rodrigues, coordenadora política do Armazém do Campo RJ.
A elaboração do cardápio e a preparação dos alimentos é uma parceria do Armazém do Campo com o projeto de extensão do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Há quase três anos, o espaço de comercialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vende produtos orgânicos e agroecológicos de assentamentos da reforma agrária, empresas parceiras e pequenos agricultores.
Mesmo com o avanço da vacinação, Ruth Rodrigues reforça que o Armazém do Campo está aberto ao público seguindo os protocolos de segurança contra a covid, com a obrigatoriedade do uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento entre os clientes e as mesas para a refeição.
O horário de funcionamento da loja de quartas a sextas é das 10h às 17h30. No sábado, o atendimento é das 9h às 15h30.
Serviço
Almoço Culinária da Terra
Sábado (6), de 12h às 15h30.
Av. Mém de Sá, 135, Lapa (RJ).
Refeição completa: R$ 35.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita