O prazo para a avaliação de propostas do programa Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) foi ampliado até o dia 16 de novembro.
O edital apoia iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, por meio de projetos que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento da qualidade das escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) do estado do Rio de Janeiro.
Para o programa está destinado um orçamento que pode chegar a cerca de R$ 8 milhões. Do total de recursos disponibilizados, pelo menos 30% serão destinados a projetos envolvendo escolas públicas sediadas fora da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Segundo o governo do Rio, uma das principais finalidades do edital é superar e mitigar os impactos da pandemia na educação, visando diminuir as disparidades e diferenças educacionais geradas pelo fechamento das escolas.
Leia também: Comissão no Senado aprova nome de João Cândido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
O edital busca ainda favorecer projetos de formação continuada dos professores, de elaboração de propostas curriculares inovadoras, bem como contribuir para a melhoria da infraestrutura necessária à educação da rede pública do estado.
Como proponentes são elegíveis pesquisadores doutores ou grupo de pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional em instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, sempre em colaboração com profissionais de escolas da rede pública.