Ouça a Rádio BdF

Tempero da Notícia: Bolsonaro se abraça ao centrão e Globo investe na terceira via com Moro

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

No Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, Rodrigo Vianna traz destaque ao abraço do presidente Jair Bolsonor (sem partido) ao centrão e sua escolha do Partido Liberal (PL) como legenda para as eleições de 2022.

A Receita da Semana tempera o caldo ainda com a manobra do presidente da Câmara dos Deputrados, Arthur Lira (PP- AL) para garantir a aprovação da Projeto de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios, ao mesmo tempo em que, no Supremo Tribunal Federal (STF), por 8×2, o govero amargava derrota com a rejeição do chamdo "Orçamento Secreto". Assista ao programa ou continue lendo abaixo do vídeo.

::Análise | Com quantos orçamentos secretos se mantém o fascismo?::

Vianna aponta também a tentativa de inflar a candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, que se filia ao partido Podemos para concorrer às eleições presidencias, com um discurso contra corrupção que já convenceu mais gente. 

"Para a Globo, o Moro é agora uma nova esperança para terceira via, entre Lula e Boçsonaro", afirma Rodrigo.

O jornalista destaca também que, enquanto o presidente Jair Bolsonaro cai na aprovação do governo, Lula se consolida como opção já no primeiro turno e, em viagem à Europa, receberá em Paris, na França, em 17 de novembro, o Prêmio Coragem Política 2021. O petista foi selecionado pela  revista Politique International para ser premiado.

Para o quadro Panela de Pressão, Vianna leva o PSDB, partido em transe e cada vez mais nanico, segundo ele, que ressucita Aécio Neves em jogada política como aliado de Bolsonaro.

Cafezinho faz uma celebração para o cantor e compositor baiano, que foi ministro da Cultura do Brasil nos dois mandatos do governo Lula, entre 2003 e 2008, Gilberto Gil, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras. 

::Gilberto Gil é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras::

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Veja mais