O presidente da China, Xi Jinping, afirmou durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que Pequim não tem como objetivo a hegemonia ou intimidar seus vizinhos.
"Devemos buscar o diálogo em vez do confronto, construir parcerias em vez de alianças excludentes e empreender esforços conjuntos para abordar os vários fatores negativos que podem ameaçar ou minar a paz. A China nunca buscará hegemonia, muito menos intimidará seus vizinhos menores", disse Xi.
A ASEAN é uma bloco formado por dez países do leste asiático que tem como objetivo promover a cooperação das nações da região. Na mais recente cúpula do bloco, as conversas foram no sentido de aumentar a parceria estratégica entre a China e a ASEAN.
No encontro, Xi afirmou que Pequim fará do bloco uma prioridade em suas relações internacionais e que juntos devem construir e salvaguardar a paz regional, além de resolver as disputas por meio do diálogo, não do confronto, em referência às constantes tentativas dos Estados Unidos e de outras potências ocidentais de criar um cisma entre a China e a comunidade do sudeste asiático.
A China aproveitou a cúpula para anunciar a doação de US$ 5 milhões para o fundo contra a covid-19 da ASEAN e um programa para a formação de 300 cientistas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Edição: Thales Schmidt