O cenário político do Brasil que, sendo um dos piores países do mundo na lida com a maior crise sanitária do século, conta mais de 600 mil mortos pela covid-19 e vê aumentar os índices da fome. O crescimento de um movimento totalitário e, por outro lado, as diferentes lutas travadas pelos movimentos populares. Esses são alguns dos tópicos que serão debatidos na live “Análise de conjuntura brasileira e internacional” com Juliane Furno, Valério Arcary e Igor Fuser às 17h30 nesta quinta-feira (2).
O evento é a última live do ano da Associação Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes e está sendo realizada em parceria com o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que atua pela democratização da comunicação. Além dos canais no Youtube de ambas as entidades, o debate será transmitido pelos canais de Ju Furno e do Brasil de Fato.
Economista, Juliane Furno integra o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), além de militar no Levante Popular da Juventude e na Consulta Popular. É também colunista do Brasil de Fato.
Professor titular aposentado de História no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Valério Arcary é autor, entre outros, do livro O martelo da história. Participou da Revolução dos Cravos quando estudou em Paris e Lisboa entre 1974 e 1978 e, de volta ao Brasil, atuou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Depois de sair do PT, foi dirigente nacional do PSTU e, mais recentemente, passou a integrar o Psol.
Igor Fuser é jornalista, mestre em Relações Internacionais e doutor em Ciência Política. Leciona na Universidade Federal do ABC (UFABC) e escreveu, entre outros, o livro “Geopolítica - o mundo em conflito. Fuser é colaborador e membro dos conselhos editoriais do Brasil de Fato e do Le Monde Diplomatique Brasil.
Edição: Anelize Moreira