Dados mostram que a escolha pela terceira via de fato ainda é fraca
Jair Bolsonaro no PL. Lula segue na liderança. Sergio Moro crescendo nas pesquisas para o medo dos bolsonaristas. Geraldo Alckmin saindo do PSDB, com a possibilidade de ser vice na chapa do PT. João Doria como candidato tucano, depois de prévias conturbadas.
A pouco menos de um ano das eleições presidenciais, as últimas movimentações nos partidos políticos começam a delinear possíveis cenários para o primeiro e segundo turnos do próximo pleito, mas a dança das candidaturas ainda parece estar longe de decantar a terceira via, o candidato do PIB.
:: Lula tem 51% das intenções de voto e pode ganhar eleição no 1º turno, aponta pesquisa Sensus ::
Este é o assunto discutido no episódio desta semana do Podcast Três por Quatro, pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e pela economista Juliane Furno.
Uma prévia da pesquisa nacional do Instituto FSB publicada pela revista Veja mostra que Lula (42%) tem o dobro de votos de Bolsonaro (19%), com chances de ganhar logo no primeiro turno, apesar da expansão de Moro.
Os dados mostram, no entanto, que a escolha pela terceira via de fato ainda é fraca. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto. Doria tem 2%. Rodrigo Pacheco e Simone Tebet ainda não pontuam.
Mas o jogo deve se manter com esse quadro até o próximo ano? As últimas chegadas e partidas podem mudar o cenário? Moro está tirando voto de Bolsonaro e pode ser um possível nome a enfrentar Lula no segundo turno?
Para saber mais, dê o play:
Edição: Vivian Virissimo