Cidadão periférico, trabalhador urbano de Porto Alegre e autor do livro “Os Supridores", José Carlos da Silva Júnior, conhecido como José Falero, foi o escritor escolhido para ser homenageado na 35ª Feira do Livro de São Leopoldo. Falero estará presente na abertura oficial da Feira, nesta quinta-feira (9), às 18h30, e na programação de sábado (11), num bate-papo com Mano Cascata, Aquilombaí e Islam ocupação, às 17h30.
Finalista do 63º Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio AGES 2021, “Os Supridores” já vendeu mais de cinco mil cópias até o momento e traduções para idiomas estrangeiros. Contando a história de dois jovens, moradores da Lomba do Pinheiro, que trabalham em um supermercado na região central de Porto Alegre, o livro mostra a recusa à desumanização do trabalho assalariado.
"Fiquei muito feliz e emocionado com esta homenagem, além do reconhecimento que traz, me leva a entender como minhas palavras chegam nas pessoas. São muitas as importâncias que a Feira do Livro traz para a comunidade, porque dá reconhecimento a todos que participam das feiras, e também nos dá a oportunidade de reforçar ainda mais a importância que a cultura e a literatura têm, resistindo sobretudo neste momento onde que a cultura vem sendo atacada diariamente”, contou Falero sobre a emoção de ser homenageado.
Falero também convidou a comunidade para participar da Feira: "Queria convidar em especial as pessoas da ‘quebrada’ para participar, e de maneira coletiva, que todos se sintam convidados e parte deste momento tão importante para a cultura.”
Aos 34 anos, José Falero, natural de Porto Alegre, também é autor do livro de contos “Vila Sapo” e do livro de crônicas “Mas em que mundo tu vive?”.
A 35ª Feira do Livro é organizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult) e Serviço Social do Comércio de São Leopoldo (Sesc - São Leopoldo), com produção cultural da In-Vista, apoio do Sicredi, patrocínio das empresas Unique Rubber Technologies e Rossi Airguns e Airsoft e financiamento pelo Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-cultura RS) do governo do estado.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko