direitos humanos

Relembre as lutas e conquistas dos movimentos populares em 2021 no Programa Bem Viver

Ano de 2021 foi marcado por ataques ao meio ambiente e pela fragilização de políticas para segurança alimentar

Ouça o áudio:

Em 2021, conflitos no campo aumentaram em seis tipos de crimes: destruição de casas, destruição de pertences, expulsão, grilagem, pistolagem e impedimento de acesso a áreas coletivas - Arquivo ANPr/Fotos Públicas
Bolsonaro abriu a porta para que o latifúndio ganhasse mais espaço

Para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) 2021 deixa um legado de resistência, mobilização e luta popular no campo brasileiro, em especial devido a crise política que toma conta do país, aliada com a pandemia de covid-19 e o aumento da fome e do desemprego no país. O ano foi marcado por ataques ao meio ambiente e às comunidades tradicionais, além da fragilização e da destruição de políticas voltadas para a segurança alimentar da população.

“A violência no campo aumentou no governo do presidente Jair Bolsonaro porque ele trouxe as milícias e o latifúndio para as instituições, destruindo políticas públicas, programas de reforma agrária, projetos de comercialização de alimentos e subsídios para a agricultura familiar. Ele abriu a porta para que o latifúndio ganhasse mais espaço e para que as milícias intensificassem os conflitos no campo”, disse o dirigente nacional do MST, Alexandre Conceição, em entrevista ao Programa Central do Brasil, repercutida na edição de hoje (22) do Bem Viver.

Para Alexandre, três principais problemas ameaçam os direitos da população do campo e a reforma agrária: o governo federal, as empresas que controlam os latifúndios e os parlamentares conservadores do Congresso, que avançam em pautas sensíveis para a sobrevivência de famílias agricultoras e para as populações tradicionais do país.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgados neste mês, em 2021, conflitos no campo aumentaram em eplo menos seis tipos de crimes: destruição de casas, destruição de pertences, expulsão, grilagem, pistolagem e impedimento de acesso a áreas coletivas.

O que abre e o que fecha

Tem pendências para resolver ainda em 2021? Então confira no Bem Viver os dias e horários de funcionamento de instituições e serviços durante as festas de final de ano.

Vale atentar que devido ao Natal e ao Ano Novo, bancos e outras instituições públicas funcionam em horários especiais. Confira para não perder viagem.

Conecte SUS

O ataque cibernético ao Conecte SUS tem uma justificativa: a inação do governo federal. Segundo especialistas, o governo contratou uma nuvem privada sem serviço de segurança para abrigar a plataforma, deixando os dados mais vulneráveis.

Há 12 dias o Conecte SUS sofreu um ataque cibernético que derrubou todo o sistema e apagou informações fundamentais sobre a vacinação contra covid-19 no país. Para especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato, houve falha por parte do governo federal na contratação dos provedores de hospedagem dos dados de saúde.

Delícias do Cerrado

Já provou baru, mangaba ou jatobá? Essas são algumas das delícias do Cerrado brasileiro, que estão cada vez mais presentes no dia a dia de famílias do Distrito Federal, graças a um projeto do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

A instituição lançou a campanha “Cerrado Tropicano”, uma ação para incentivar o uso doméstico e cotidiano de ingredientes típicos do bioma, como uma forma de valorizar a riqueza do Cerrado e ampliar os saberes sobre os ingredientes.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes