Uma pesquisa feita pelo PoderData, divulgada nesta quinta-feira (23), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu 6 pontos percentuais em 1 mês, dobrou a vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a 40% das intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de 2022.
É o último levantamento divulgado pela empresa de pesquisa neste ano sobre o pleito do ano que vem. No levantamento anterior, feito no final de novembro, Lula tinha 34% e estava 5 pontos à frente de Bolsonaro. No atual, ampliou a vantagem sobre o atual presidente para 10 pontos percentuais (30% a 40%).
::: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 :::
Na sequência, aparece o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), com 7%, tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), com 4% cada. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Também foram lembrados pelos eleitores os seguintes candidatos: o deputado federal André Janones (Avante-MG), com 2%, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 1%, e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES), com 1%.
::: Lula segue com larga vantagem; Bolsonaro e Moro oscilam negativamente, diz pesquisa Ipespe :::
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o empresário Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram. Os brancos, nulos e indecisos somam 11% dos eleitores.
A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 494 municípios nas 27 unidades da Federação de 19 a 21 de dezembro de 2021.
Nos cenários de 2º turno, Lula vence contra todos os candidatos. Em todos os cenários testados, contra Bolsonaro, Moro, Ciro ou Doria, o petista tem intenção de votos próxima de 50% e vantagem de pelo menos 20 pontos.
Leia os cenários testados:
Lula 54% x Bolsonaro 34%;
Lula 50% x Moro 30%;
Lula 50% x Ciro 19%;
Lula 51% x Doria 19%.
Edição: Vivian Virissimo