O presidente do México Andrés Manuel López Obrador (AMLO) anunciou, na última quarta-feira (22), a compra da refinaria Deer Park, no Texas, Estados Unidos, para abastecer a demanda mexicana por combustível. Com a aquisição, o país será capaz de produzir mais 700 mil barris diários, atingindo a meta de quase 2 bilhões de barris produzidos diariamente.
O negócio de US$ 1,2 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões) faz parte da nova política de AMLO para a indústria petroleira mexicana. Em agosto, o mandatário anunciou o fim das privatizações na estatal Pemex e a interrupção das exportações de petróleo cru aos Estados Unidos, buscando priorizar a demanda nacional.
📌 Recibe #PEMEX autorización para la adquisición de la refinería Deer Park.https://t.co/C9Tsr78qoQ pic.twitter.com/zwjeoDwgMz
— Petróleos Mexicanos (@Pemex) December 22, 2021
Os poços mexicanos e do sul do território estadunidense estão entre os mais saturados do mundo, já que também foram os primeiros a serem explorados na indústria no início do século 20. Vendo a possibilidade de escassez a médio prazo, López Obrador busca a autossuficiência mexicana ainda em 2022 "para manter os preços baixos da gasolina, diesel e outros produtos", afirmou em coletiva de imprensa.
Leia também: Presidente do México propõe a criação de um organismo para substituir OEA na região
Segundo o diretor geral da Pemex, Octavio Romero, as negociações das ações da refinaria, que pertencia à estadunidense Shell, iniciaram em outubro de 2020 e esperavam pelo aval da Casa Branca. A Deer Park é a 16ª maior refinaria dos Estados Unidos com produção atual de 340 mil barris diários.
Além da compra, o governo mexicano anunciou que está recuperando a estrutura de seis refinarias mexicanas.
Edição: Arturo Hartmann