A Prova de Vida para servidores inativos e pensionistas vinculados ao Rioprevidência e cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil começa neste mês de janeiro e segue até o fim do ano. Ainda que o beneficiário possua portabilidade em outro banco, o procedimento deverá ser realizado no Bradesco. Aqueles que não fizerem a comprovação no mês do aniversário poderão ter o pagamento suspenso até que regularize a situação. A medida é obrigatória.
De acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro, todos os segurados deverão estar munidos de Identidade, CPF e comprovante de residência (com a data de, no máximo, três meses) ou o modelo de declaração de residência indicada na Portaria RioPrev nº 432, de 30 de novembro de 2021.
Os servidores inativos e pensionistas que residem no exterior ou possuem representante legal devem estar atentos à documentação necessária em cada caso.
Representante legal ou procurador: os mesmos documentos do segurado já citados e a procuração específica, com firma reconhecida por autenticidade, outorgada há menos de três meses.
Residentes no exterior: original do Traslado de Escritura Pública de Declaração de Vida, de Estado Civil e de Comprovação de Endereço, lavrada exclusivamente por Tabelião de Notas da Embaixada Brasileira ou Consulado Brasileiro (emitida, no máximo, até três meses da data de envio); cópia autenticada do RG e CPF (ou os documentos de identificação oficiais com fotos, inclusive digital); declaração de próprio punho, contendo as seguintes informações: endereço eletrônico (e-mail) e telefones de contato do local onde se encontra no exterior.
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Já os acamados ou com dificuldade de locomoção que possuem um representante legal, procurador ou pessoa responsável, devem seguir as especificações normativas, de acordo com a Portaria do Rioprevidência nº 432, de 30/11/21, divulgada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 03/12/2021 e no site oficial do Rioprevidência.
A Prova de Vida estava suspensa desde março de 2020, devido à pandemia da covid-19. O Rioprevidência ressalta que não solicita a realização da Prova de Vida por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Mais informações estão disponíveis no site do Rioprevidência ou pelos telefones 0800-285-8191 e (21) 3850.3350.
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Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister