O dique que transbordou e inundou no sábado (8) um trecho da BR-040 em Nova Lima (MG) passou para o nível 3 de emergência, por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse é o nível mais alto de risco e indica a possibilidade de rompimento.
Em comunicado, a ANM informou que a elevação do nível de emergência foi decidida após vistoria ao dique ontem à tarde. Caberá à mineradora Vallourec reforçar a estabilidade da estrutura. Técnicos da agência trabalham junto com funcionários da empresa para monitorar o risco de rompimento.
:: Estrutura de barragem transborda em Minas Gerais, lama fere uma pessoa e fecha a BR-040 ::
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a medida era esperada e sempre ocorre quando há movimentação da pilha de estéril (rejeitos minerais). A Vallourec informou que as atividades na mina estão suspensas desde ontem, quando ocorreu o desastre.
Por volta das 10h30 de ontem, um trecho da BR-040 próximo à saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro foi inundado por lama e rejeito de minério. O incidente ocorreu após o dique transbordar por causa das fortes chuvas que atingem Minas Gerais neste fim de semana.
A enxurrada arrastou carros e caminhonetes, mas deixou apenas um ferido leve. A enxurrada seguiu para uma área de mata às margens da rodovia. Seis famílias que moram na região foram retiradas.
Ontem à noite, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou a suspensão das atividades da mina até que a mineradora apresente documentos que comprovem a estabilidade da estrutura. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE) também pediram o bloqueio de R$ 1 bilhão e multa diária para a compensação de danos socioeconômicos e socioambientais.
"Existe a preocupação com a segurança e estabilidade das estruturas afetadas no empreendimento minerário, até porque o período chuvoso continua, sendo necessário assegurar que a ré adotará todas as medidas suficientes para neutralização de riscos de novos danos. Recebeu-se a informação, inclusive, de que o Dique Lisa possui alto risco de colapso, o que agravaria sobremaneira os danos sociais e ambientais", diz a ação.
Mineradora
Em nota, a Vallourec informou que a estrutura do dique permanece estável. Segundo a mineradora, a elevação do nível de alerta significa que a companhia terá de implementar medidas de emergência mais rigorosas, como a remoção de pessoas residentes na área de inundação. A companhia ressaltou que as seis famílias que moram na área foram evacuadas ontem.
A mineradora também informou que está removendo mais de 400 animais silvestres para criadouros e viveiros credenciados por órgãos ambientais.