Na manhã desta sexta-feira (14), o estado do Rio de Janeiro recebe as 93.500 doses de vacina infantil contra a covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde.
A previsão era da remessa chegar durante a madrugada, mas houve uma mudança na logística do transporte que gerou atraso. O imunizante destinado às crianças de 5 a 11 anos será entregue na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria Estadual de Saúde, no município de Niterói, na região metropolitana.
Leia mais: Prefeitura do Rio descarta comprovante de vacinação para matrícula nas escolas
O município do Rio realizará a retirada do seu lote, nesta sexta-feira, na parte da tarde. Os municípios das regiões Metropolitanas I e II fazem a retirada dos seus respectivos imunizantes no sábado (15), na CGA. Para as demais regiões do estado, os imunizantes serão entregues no sábado (15) por aeronaves, vans e caminhões.
“Na próxima semana, vamos completar um ano da imunização no Rio de Janeiro e mais de 75% da população com duas doses. A vacinação das crianças é, para nós, mais um marco histórico no combate à covid-19. Como fizemos desde o início, vamos manter a logística de realizar a entrega das vacinas para os 92 municípios em até 48 horas”, assegurou o secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe.
A previsão é que, a partir desta segunda-feira (17), todos os municípios possam dar início à vacinação. A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças de 5 a 11 anos em todo estado. A recomendação da SES é que sejam vacinadas, primeiro, crianças com comorbidades e indígenas, seguidas das faixas etárias do mais velho ao mais novo.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister