O prêmio de arte mais longevo do Brasil chega a sua 67ª edição completamente reformulado e atento aos debates e fluxos contemporâneos. O Salão Paranaense de Arte Contemporânea, promovido pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Paraná, lançou oficialmente uma página web para apresentar todos os 27 artistas e suas respectivas obras de diferentes linguagens que foram premiadas nesta edição.
A proposta é que o público não apenas de Curitiba, onde está sediado o MAC Paraná, mas também de outras cidades do Brasil e do mundo possa acessar, conhecer e imergir nos trabalhos selecionados pela curadoria.
Leia também: Museu Paranaense está com inscrições abertas para edital de ocupação de jovens artistas
A página do 67º Salão Paranaense já está disponível no site do MAC e funciona de fato como uma exposição virtual, incluindo obras premiadas, fichas técnicas, informações sobre os artistas, curadores e sobre a própria história do Salão.
Quatro diferentes categorias buscaram filtrar as 1.810 propostas de artistas de todo o Brasil recebidas pela equipe curatorial. As categorias incluem arte digital; trabalhos realizados em linguagens como pintura, escultura, fotografia, gravura, desenho, videoarte e instalação; performances ou intervenções urbanas; e textos críticos.
“É a primeira vez na história que o Salão Paranaense concede um prêmio-aquisição para obras de arte digital e textos críticos, além de ser também a primeira vez que temos uma categoria exclusivamente voltada para performances e intervenções urbanas, expandindo e diversificando o acervo do MAC Paraná”, diz Ana Rocha, diretora do Museu.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Lia Bianchini