Morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, a cantora Elza Soares, um dos nomes mais reconhecidos e aclamados da MPB. A informação foi confirmada em uma nota assinada pela assessoria de imprensa da artista. Segundo a equipe, Elza faleceu à tarde e em casa, no Rio de Janeiro (RJ), por causas naturais.
“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, descreveu o comunicado.
::Entrevista, 2016 | "Estou aqui como exemplo para quem não tem coragem de lutar", diz Elza Soares::
“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo o mundo. Feita a vontade de Elza Soares: ela cantou até o fim”, acrescenta a equipe.
A carioca tinha luz própria e iniciou a jornada artística ainda no final dos anos 1950. Artista de renome internacional, Elza brilhou nos palcos de distintas partes do mundo. Ao todo, lançou 34 discos, que encantaram o público ao dialogar com diferentes ritmos, entre eles o samba, o jazz e o hip hop.
A cantora também era conhecida pelos posicionamentos progressistas e de defesa dos direitos humanos. Entre outras coisas, cobrou justiça pela morte da vereadora Marielle Franco e bradou contra a desigualdade racial, engajando-se no combate ao racismo.
Também exaltou, por diversas vezes, o feminismo negro e inspirou muitas outras mulheres. "Eu estou aqui para servir de exemplo para muita gente que não tem coragem de lutar e que para no meio do caminho. Não vamos embora. Não pode parar no meio do caminho, não. A gente tem que deixar as portas abertas para todo mundo", disse, em entrevista ao Brasil de Fato em 2016.
Turbulências
Elza também teve uma vida pessoal turbulenta e marcada por tragédias. Entre outras coisas, foi obrigada a se casar aos 11 anos e perdeu ainda bebês os dois primeiros filhos, que morreram de desnutrição, vítimas da pobreza que castigava a vida da carioca.
“Nunca conheci uma mulher como ela, nunca [conheci] alguém que me inspirasse tanto e inspirasse tantas pessoas, alguém que tivesse uma biografia que ia dar tudo errado”, disse pelo Instagram o jornalista Zeca Camargo, biógrafo da cantora.
Nas palavras dele, “Elza não deveria ter existido”. “A vida jogou contra Elza Soares a vida toda. Tudo era obstáculo na vida dela e, quanto mais ouvia ‘não’, mas ela se fortalecia e mais virava outra pessoa”, acrescentou o jornalista.
Artistas e Lula lamentam morte
Diversos artistas lamentaram a morte da cantora nesta quinta (20). “Elza, Elza, Elza. Só lágrimas neste momento. Tanto que queria falar e agradecer, mas não há palavras suficientes que possam expressar o tanto que sentimos com sua partida. Obrigado por inspirar tanto e por não se calar nunca. Obrigado, deusa maior", disse o ator Lázaro Ramos, via Instagram.
“Uma perda facilmente estimável: descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo. Dona Elza, missão cumprida! E agora começa a nossa missão: celebrá-la sempre”, exclamou a cantora Maria Rita, pela mesma rede social.
uma perda facilmente estimável: descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo.
— Maria Rita (@MariaRita) January 20, 2022
dona elza, missão cumprida!
e agora começa a nossa missão: celebra-la sempre!
que seja recebida em festa, essa incrível mulher de Luz…!
✨💖✨
Pelo Twitter, Zélia Duncan lembrou que Elza faleceu no mesmo dia que Garrincha, célebre jogador de futebol que morreu em 1983 e viveu um relacionamento com a cantora. “Chove tão forte lá fora. Não há gota que não sinta”, acrescentou a artista.
Elza Soares se foi, no mesmo dia de Garrincha...chove tão forte lá fora não há gota que não sinta. 🥲
— Zélia Duncan 🏳️🌈 (@zeliaduncan) January 20, 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também manifestou seu luto por meio das redes sociais. Veja abaixo.
Com muita tristeza recebemos hoje a notícia da partida da nossa querida Elza Soares.
— Lula (@LulaOficial) January 20, 2022
Perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher, que sempre defendeu a democracia e as boas causas.
Foto: @ricardostuckert pic.twitter.com/kQazDvvLZl
Edição: Vinícius Segalla