O lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já está disponível para consulta desde às 9h desta segunda-feira (24). Cerca de 240 mil contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos, mas que acertaram as pendências com a Receita Federal receberão um total de R$ 281 milhões.
Para o contribuinte saber se tem direito ao lote residual e qual é o valor, é necessário acessar o site da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e em "Consultar a Restituição". Ainda é possível fazer a consulta por meio do aplicativo do órgão disponível para tablets e smartphones. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.
Se o órgão não conseguir depositar o valor na conta informada, o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco no Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o resgate não seja feito dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Edição: Ednilson Valia