Domingo chegou, e com ele uma nova semana se anuncia. Mas você conseguiu acompanhar tudo o que viralizou nas redes sociais na semana que passou? A equipe do Brasil de Fato te ajuda a driblar a velocidade das redes com este compilado que reúne alguns dos principais temas dos últimos dias. Confira:
Avisa que é ela
A cantora Lina Pereira, a Linn da Quebrada, já tinha emplacado os termos “sou travesti” nos trending topics ao se apresentar para os demais participantes do Big Brother Brasil.
Depois de ser tratada no masculino por participantes do programa, na edição de domingo a cantora pôde explicar para seus colegas de reality (e para a audiência) o significado da tatuagem acima de sua sobrancelha: “ela”.
HISTÓRICO!
Essa é a maneira da nossa Lina explicar quem ela é 🤎
📹 reprodução rede globo/BBB pic.twitter.com/ER5Jd6Lich
— Linn da Quebrada 🧜🏽♀️ (@linndaquebrada) January 24, 2022
Recado dado? Bom, as redes nos mostram que é importante reforçar a mensagem. QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO.
Tadeu nessa energia para lembrar que o pronome correto da Linn é ELA! pic.twitter.com/U2coctAseu
— May (@rossoops) January 24, 2022
O aniversário do “grande dia”
Na segunda-feira (24), um dos tweets mais infames de Jair Bolsonaro na presidência completou 3 anos. Em 2019, ele comemorou publicamente a renúncia de Jean Wyllys (PSOL-RJ) ao seu mandato na Câmara e autoexílio, após receber ameaças de morte.
(Teríamos usado um link do tweet, em vez desse print, mas não podemos acessar a conta do presidente – é, Jair Bolsonaro bloqueou a conta do Brasil de Fato e outros seis veículos no Twitter.) / Reprodução
O termo voltou aos assuntos mais comentados nas redes do dia seguinte, mas de uma maneira inesperada.
“Nota de falecimento: 10”
A terça-feira (25) marcou o retorno não só de “grande dia” aos trending topics, mas também de outras pérolas da indiferença presidencial a mortes, como “e daí? Não sou coveiro”, e outras gemas do impressionante respeito à vida demonstrado pela direita, como “CPF cancelado”.
Enquanto bolsonaristas (e o próprio Bolsonaro) lamentavam a morte de Olavo de Carvalho e vozes proeminentes da esquerda relembravam seu negacionismo, a maioria dos internautas reagiu de maneira menos – digamos – reflexiva (?) à notícia do falecimento do guru do bolsonarismo.
Eduardo Bolsonaro disse que vai processar quem fizer meme da morte do negacionista Olavo d Carvalho e eu só digo tchau querido você disse que o covid não existia. pic.twitter.com/hnlVB9SI5R
— EDSON FILHO (@EDSONFILHO74) January 27, 2022
A cloroquina não salvou ne Olavo de Carvalho?! pic.twitter.com/miNTC52OJO
— Rubens Castro (@rubenscastro__) January 25, 2022
Um dos memes após a morte do guru do bolsonarismo teve vida mais longa e segue em alta dias depois.
um parte fazendo piada e caindo na gaitada, outra parte se incomodando.
o olavo de carvalho: 💀
— mateus (@alamoju) January 28, 2022
um parte fazendo piada e caindo na gaitada, outra parte se incomodando.
o olavo de carvalho: 💀
— mateus (@alamoju) January 28, 2022
E se você ficou na dúvida de por que o termo “Pepsi” também estava na lista dos assuntos mais comentados, a gente explica (ou tenta): anos atrás, o autoproclamado filósofo uma vez afirmou que o refrigerante de cola era adoçado com células de fetos abortados. A gente relembrou essa e outras fake news (muitas anteriores ao termo “fake news”) no nosso Instagram:
Curtiu? Deixa um like e ativa o sininho… ah, não. Este não é o nosso YouTube. Mas também tentamos acompanhar os memes por lá e nas nossas contas no Instagram, Facebook e Twitter, tá?