Ouça e assista

No Central do Brasil, especialista avalia o retorno presencial às aulas

Para Andressa Pellanda, da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, é preciso analisar as condições de cada território

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45
De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Jon Cherry / AFP
Temos que olhar com cautela cada estado

Nesta segunda-feira (31), milhares de estudantes de todo o país voltaram às aulas presenciais. O ano letivo, que começou em redes estaduais de 11 estados e em pelo menos 11 redes municipais de capitais, tem dividido opiniões de pais, alunos e trabalhadores da educação sobre o retorno. O Entrevista Central recebe Andressa Pellanda, cientista política e coordenadora geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, para analisar o cenário da pandemia e o retorno presencial nas escolas.

"A pandemia trouxe a situação da exclusão escolar, mas temos que pensar e fazer com cautela este retorno", afirma. 

Com tantas mudanças no panorama da crise sanitária, especialmente da variante ômicron, Pellanda também analisa a estrutura das escolas brasileiras para receberem com segurança os alunos.

"Temos que olhar com cautela cada estado e as condições de estrutura e território que cada escola está inserida", avalia.

E tem mais!

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Brasil atingiu mais de 1 milhão de pessoas contaminadas pela covid-19 no período de uma semana. O quadro Trilhos do Brasil traz o panorama da pandemia no país e conversa com especialistas da saúde sobre os números de infectados, mortes, internações e vacinação.

No Embarque Imediato, o editor do Boletim Ponto, Miguel Stédile, analisa o cenário do bolsonarismo no Brasil, mesmo em uma possível derrota do presidente nas eleições de 2022.,

A Parada Cultural indica o documentário “Se não fosse o SUS…”, uma produção do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que aborda o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia no Brasil.


Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Douglas Matos