Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Educação

PR terceiriza ensino público e ameaça empregos de professores temporários, denuncia sindicato

Cursos técnicos do Ensino Médio Profissional serão ministrados por professores de faculdade privada

01.fev.2022 às 13h54
Curitiba (PR)
Redação

De acordo com o Sinpro, até o momento, 101 escolas contabilizam casos de covid-19 entre profissionais da Educação e/ou estudantes. - Divulgação

"Estou revoltada […] me sentindo feita de idiota." A frase é parte do relato de uma professora da rede estadual de ensino do Paraná. Neste início de ano, especialmente professores contratados via Processo de Seleção Simplificado (PSS) estão com os empregos em risco em razão de uma decisão do governo do Paraná de terceirizar parte do Ensino Médio Profissional.

Em dezembro de 2021, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) anunciou que os cursos técnicos integrados de Administração, Agronegócio e Desenvolvimento de Sistemas passariam a ter aulas ministradas por professores da faculdade privada Universidade Cesumar (Unicesumar). Agora, prestes a começar o ano letivo, os professores do estado sentem o impacto da decisão do governo.

“Eu só consigo pegar aulas no remanescente do curso antigo. Ainda há duas turmas, uma que finaliza em 2023 e outra em 2024. Depois disso, não tenho mais perspectivas na rede”, conta um professor PSS do curso integrado de Informática do colégio Antonio Fransico Lisboa, de Sarandi.

:: Reforma do ensino médio vai dar “menos escola a quem mais precisa” ::

A parceria com a instituição privada, segundo a Seed, foi feita pela dificuldade de encontrar "profissionais habilitados para trabalhar os componentes específicos desses cursos técnicos, especialmente em cidades menores."

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), que representa a categoria dos profissionais da educação, afirma, no entanto, que a justificativa da secretaria é mentirosa. Desde 2019, de acordo com o sindicato, profissionais trabalharam e se capacitaram para formular e implementar os currículos dos novos cursos nos colégios onde trabalham.

"A Unicesumar assumirá as turmas das novas disciplinas, privatizando a tecnologia de ensino desenvolvida por quem está em plenas condições de ministrar as aulas e recebe salários para tanto", afirma a APP, em nota. "Trata-se de um duplo desvio: o Estado entrega à iniciativa privada não apenas recursos financeiros dos cofres públicos, mas também a produção intelectual de servidores", complementa.

O sindicato ainda denuncia uma "gambiarra pedagógica" que pode comprometer a qualidade do ensino. No novo modelo, as escolas receberão uma TV e a Unicesumar contratará monitores com formação de Ensino Médio para mediar a tecnologia, que consiste na transmissão de aulas síncronas por professores e professoras da empresa.

Leia também: Artigo | “Novo Ensino Médio” ou Ensino Médio "nem-nem"?

“Além da erradicação progressiva de carga horária disponível para professores, há muitos problemas do ponto de vista pedagógico”, avalia Vanda Bandeira Santana, secretária Educacional da APP. “Se é pela televisão, como haverá interação? Será possível tirar dúvidas? Se o aluno falta, como tem acesso ao conteúdo? Como serão as avaliações?”, questiona.

Resposta da Seed

A reportagem do Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e informando as reclamações dos professores e as denúncias feitas pela APP-Sindicato.

Por meio da assessoria de imprensa, a Seed respondeu que objetivo da parceria é aumentar o número de vagas de educação profissional e técnica nas diferentes regiões do estado.

"Em alguns municípios menores e nas zonas rurais, não existe quantidade suficiente de profissionais habilitados para ministrar as disciplinas técnicas de determinados cursos", informou.

Ainda conforme nota enviada à reportagem, "os professores da Unicesumar vão ministrar apenas as disciplinas técnicas desses três cursos [Administração, Agronegócios e Desenvolvimento de Sistemas]. Todas as disciplinas dos demais cursos e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) permanecem sendo lecionadas por professores QPM [do Quadro Próprio do Magistério] e PSS.

Editado por: Lia Bianchini e Rebeca Cavalcante
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DO MEIO AMBIENTE

Cinema São Luiz, no Recife (PE), tem sessões gratuitas com temática ambiental neste domingo (1º)

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Gleisi Hoffmann acredita em acordo com o Congresso para ajuste fiscal do governo federal

E AGORA, JOSÉ?

Perdeu o prazo da declaração do imposto de renda? Saiba o que fazer

assista

Da periferia de Belém, o rapper Pelé do Manifesto canta resistência

ENCONTRO EM BELÉM

Povos tradicionais do Brasil e exterior cobram protagonismo na COP30 e na luta contra mudanças climáticas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.