Transformar olhares no agreste paraibano. Esse é o objetivo do grupo de Teatro Amador do Polo da Borborema, destaque do Bem Viver na TV deste sábado (12).
O coletivo junta pessoas das áreas de agricultura familiar, artes, sindicalismo e assessoria técnica e atua desde o final dos anos 1990, abordando a realidade local das comunidades de treze municípios da região. Agricultura familiar, enfrentamento ao agronegócio e plantas medicinais são alguns exemplos de temas encenados.
Assuntos relacionados a direitos humanos também são pauta. "Enfrentamento da violência contra as mulheres, diversidade, a questão das mulheres negras. O Teatro do Polo tem tido um papel político extremamente importante nessa comunicação". É o que afirma a coordenadora Roselita Victor.
Saiba mais: Marcha da Mulheres na Paraíba une luta contra violência e defesa da agroecologia
O Teatro do Oprimido é a base da metodologia do grupo, de acordo com o ator Edson Possidônio. "Essa ferramenta tem um valor inestimável para que as pessoas possam se enxergar dentro do teatro. Quem assiste a peça, não assiste passivamente, mas assiste atuando, discutindo, levando suas múltiplas questões".
Ao todo, já foram produzidas e encenadas cerca de vinte e sete peças adultas, e trinta infantis.
E tem mais…
Ainda nesta edição, o Bem Viver na TV traz a campanha "Eu Defendo Comida de Verdade na Escola" para o quadro Alimento é Saúde.
No Momento Agroecológico, confira a reportagem sobre os 26 anos de luta do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) pelos direitos dos camponeses.
O que um dos maiores cientistas do mundo tem a dizer sobre o combate à pandemia? Miguel Nicolelis é o convidado do quadro de Entrevista.
Na Dica de Saúde, saiba os benefícios da leitura para a saúde da mente.
E também tem receita no quadro Comida de Verdade: a frigideira portuguesa de sardinha e ovos.
O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. O programa vai ao ar aos sábados, às 13h30, com reprise aos domingos às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul.
Onde assistir
Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Quando
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].