Ouça e assista

Internacionalista analisa o saldo político da expedição de Bolsonaro na Europa

Para Flávio Rocha, a viagem do presidente teve mais interesses eleitorais do que com a população brasileira

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45. - Alan Santos/PR
Bolsonaro não tem projeto de inserção internacional. Isso é uma tentativa de melhorar sua imagem

Quais os interesses de Bolsonaro nas visitas à Europa? Bolsonaro sempre se preocupou com a política externa? Quais os impactos dessa tour para o Brasil e os brasileiros?

Essas e outras questões são respondidas na edição de hoje (21) do Programa Central do Brasil. Flávio Rocha, professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), participa do Entrevista Central e avalia os impactos e motivos da viagem de Bolsonaro à Europa.

"Se pensarmos no principal oponente de Bolsonaro nestas eleições que é o Lula, o ex-presidente tem um currículo maior de encontros e relações com outros países, o contrário de Bolsonaro. Então, essa viagem pode ter sido uma tentativa de mostrar que ele tem uma interlocução internacional. É uma construção de narrativa para a campanha".

O internacionalista também expõe que o tour do presidente teve mais interesses eleitoreiros do que de trazer melhorias para os brasileiros.

"Do ponto de vista político, interessa para Bolsonaro passar a imagem que ele não está isolado, já que temos um desgaste do seu governo e um processo eleitoral ferrenho. Essa viagem trouxe poucos benefícios para a população brasileira".

E tem mais!

O quadro Nacional conversa com especialistas da saúde sobre a eficácia e a possibilidade da quarta dose da vacina contra a Covid-19. O editor do Boletim Ponto, Miguel Stédile, participa do Embarque Imediato e analisa o comportamento de Bolsonaro para as eleições de 2022.

A Parada Cultural indica o projeto musical "Outros Frevos", lançamento do  cantor, guitarrista e violonista Alex Mono e do artista plástico e compositor Fernando Duarte.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Matheus Alves de Almeida