A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com as inscrições abertas para a 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até 22 de abril.
O projeto é voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares. Para participar, é necessário se apresentar em uma equipe formada por três alunos do ensino Fundamental ou Médio (que podem estar em diferentes anos) e um professor de História.
Ouça: 8M: Crianças refletem sobre o legado de mulheres que marcaram a história brasileira
A Olimpíada é composta por três fases online, com duração de uma semana cada, entre os dias 2 de maio e 11 de junho.
Durante as fases, as equipes precisarão responder a questões de múltipla escolha e resolver tarefas a partir de debates com os colegas, orientações com os professores e pesquisa em documentos, livros e internet. Além de perguntas sobre história, também serão apresentados temas relacionados a campos como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.
O projeto faz parte do edital Vagas Olímpicas da Unicamp, e os participantes irão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História, sem precisar passar pelo vestibular da universidade.
“A ONHB é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil e um estímulo à análise crítica dos estudantes. Também contribui para a preparação de alunos para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, diz Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).
Leia também: A dinâmica das narrativas: recontar histórias é conquistar direitos populares no semiárido
Olimpíada de História
Período de inscrição: 11/03 a 22/04/2022
Escolas públicas: R$ 55,00 (por equipe)
Escolas particulares: R$ 115,00 (por equipe)
Edição: Daniel Lamir