O presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu dois pontos percentuais na pesquisa realizada pelo DataPoder, entre os dias 13 e 15 de março, sobre a corrida pela Presidência da República. A oscilação negativa do atual presidente aconteceu dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais: Lula tem 40%, e vantagem sobre Bolsonaro fica estável, diz pesquisa PoderData
Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16), o ex-presidente continua à frente, com 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 30%. Há 15 dias, nas entrevistas realizadas entre 27 de fevereiro e 1 de março, Lula tinha 40% e Bolsonaro 32%.
A oscilação negativa de Bolsonaro interrompe a tendência de alta que o atual presidente vinha tendo nas últimas semanas, e coincide com o aumento do preço dos combustíveis e do gás de cozinha em todo o país.
:: "Cadê o gigante que tinha acordado?": gasolina bate R$ 10, e redes se revoltam contra Bolsonaro ::
Outros candidatos
O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, aparecem dividindo a terceira colocação, no levantamento dos dias 13 a 15 de março, com 7% das intenções de voto.
Em seguida aparecem João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2%. O pré-candidato do Novo, Luiz Felipe D’Ávila, não pontuou.
As entrevistas foram feitas por telefone - fixo e celular -, entre os dias 13 e 15 de março, com 3 mil eleitores, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. Registro no TSE é BR-00835/2022.
Edição: Vivian Virissimo