Uma pesquisa realizada e divulgada na última terça-feira (15) pelo Real Time Big Data mostra que o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o atual governador Cláudio Castro (PL) estão tecnicamente empatados nas intenções de voto para o Palácio Guanabara. A eleição para governador será em outubro deste ano.
No primeiro cenário testado pela pesquisa, os nomes de pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Freixo lidera a corrida eleiitoral, com 24% da preferência dos eleitores. O atual governador, Cláudio Castro, aparece com 23%.
Leia mais: Freixo lidera pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro
Na sequência, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) tem 10%. O atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e o advogado Felipe Santa Cruz (PSD), pré-candidato do prefeito Eduardo Paes, têm 2%. Paulo Ganime (Novo) tem 1%.
O índice de entrevistados que responderam que anularão ou voto ou que votarão em branco ainda é alta: 30%. Os que não sabem ou não responderam somam 8%.
Segundo cenário
No segundo cenário, o Real Time Big Data testou a preferência do eleitorado fluminense em relação a quatro candidatos. Marcelo Freixo e Cláudio Castro aparecem com 25%, cada um. Rodrigo Neves tem 11% e Paulo Ganime mantém 1%. Brancos e nulos são 29%, e os que não sabem ou não responderam são 9%.
Senado
A pesquisa testou três possibilidades para a vaga única por estado no Senado na eleição de outubro. No primeiro deles, com seis candidatos, Romário (PL) tem 19%; Alessandro Molon (PSB), 11%; General Mourão (PRTB), 10%; Cabo Daciolo (Pros), 8%; Washington Reis (MDB), 6%; André Ceciliano (PT), 4%. Brancos e nulos somam 24%, e não sabe ou não respondeu, 18%.
No cenário 2, com três candidatos, Romário tem 25%; Washington Reis, 9%; André Ceciliano, 7%; Brancos e nulos, 28%; não sabe ou não respondeu, 31%.
Já no cenário 3, também com três candidatos, mas sem Romário e Molon, o General Mourão tem 20%, Washington Reis tem 11%, André Ceciliano pontua 10%. Brancos e nulos somam 30%, e os que não sabem ou não responderam são 29%.
A pesquisa Real Time Big Data foi realizada entre os dias 12 e 15 de março, com 1,5 mil entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Eduardo Miranda