Alerta

Estado do Rio tem aumento de 11% dos casos de dengue em relação a 2021

Aumento das infecções estão sendo registradas no interior; capital não aponta crescimento em relação ao ano passado

No audio source provided.
Brasil está entre os países mais atingidos pela dengue
Brasil está entre os países mais atingidos pela dengue | Crédito: EBC

Um levantamento divulgado pela Secretaria estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro aponta que, entre janeiro e março deste ano, o estado registrou um aumento de 11% de casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 364 casos da doença e duas mortes, uma na capital e outra em Santo Antônio de Pádua. No mesmo período de 2021, foram 328 casos e nenhum óbito. O aumento de infecções foi apontada pelo governo estadual em cinco das sete regiões de saúde: Metropolitana I, Norte, Noroeste, Serrana e Centro-Sul.

Leia também: Arboviroses e covid-19: como diferenciar os sintomas?

A dengue é considerada um risco iminente no estado. No entanto, não há uma epidemia da doença, segundo a SES. Alguns municípios da região Noroeste estão com aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado e, por isso, estão sendo monitorados, de acordo com a pasta.

Ainda assim, diante do quadro, a SES faz um alerta sobre a importância de se manter os cuidados no combate à dengue, especialmente neste período final do verão e início das chuvas.

Leia mais: Ouvi falar de uma vacina contra dengue. Isso é verdade?

"De tempos em tempos, ela causa uma nova epidemia. Estamos observando, neste momento, um aumento de casos nas regiões Metropolitana I, Norte, Noroeste, Serrana e Centro-Sul. Nas demais regiões, houve redução de casos. Por isso, é muito importante que a população não esqueça os cuidados em casa, como limpar e esvaziar os pratos dos vasos de plantas, manter as caixas d’água, cisternas e outros recipientes de armazenamento de água bem fechados", explica o secretário estadual de Saúde Alexandre Chieppe, em nota enviada à imprensa.

Na capital, a prefeitura tem feito propaganda sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, somente este ano mais de 1,5 mil imóveis já foram visitados, com mais de 200 mil criadouros de mosquitos eliminados. Ainda segundo a pasta, a cidade não registrou um aumento de casos.

Editado por: Mariana Pitasse

|

Newsletter