A partir desta sexta-feira (25), a cidade de Niterói, na região metropolitana no Rio de Janeiro, recebe o Festival Vermelho. O evento em comemoração ao centenário do PCdoB se estende até sábado (26) com atividades culturais e políticas no centro cultural Caminho Niemeyer.
A programação inclui debates, lançamento de livros, feira gastronômica, shows, cinema e espaço para crianças. O acesso é livre e gratuito, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.
Leia mais: As mulheres na construção do centenário do PCdoB
Inspirado em grandes festivais que acontecem ao redor do mundo, esse tipo de evento é experiência inédita para a esquerda brasileira, segundo a secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes.
“O Festival Vermelho se enquadra nessa tradição internacionalista, dos festivais mundiais da juventude que acontecem mundo afora por mais de 50 anos. Ao mesmo tempo serve para publicizar suas causas, suas bandeiras, suas preocupações, suas solidariedades com os povos em luta no mundo, de uma forma lúdica, cultural e que a gente mescla um pouco o discursivo, aquilo que é da prática dos comícios, das intervenções públicas, com as nossas opiniões, num momento de integração, festividade de música, dança e cinema”, afirma.
:: "Federação partidária com PSB ainda não está descartada", diz líder do PCdoB, Luciana Santos ::
Com o tema “Floresce a Esperança”, o Festival vai reunir diversas lideranças políticas como o ex-presidente Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, a ex-deputada Manuela D’ávila, a vereadora e escritora Cida Pedrosa e o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Entre os temas dos debates estão a conjuntura nacional e a Frente Ampla em 2022, o desafio diante das fake news e a comunicação no país, o cenário internacional, meio ambiente e políticas culturais.
Nesta sexta-feira (25), a noite terá como destaque shows de Zélia Duncan, Francisco El Hombre, BNegão e Mart’nália. Já o sábado (26) será dedicado ao samba, com Leci Brandão, Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, Moyseis Marques, Candongueiro e Mulheres na Roda de Samba de Niterói.
Confira a programa completa:
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita